Elaborar uma petição inicial eficaz é crucial para garantir o sucesso de um processo legal.
Se eu pudesse selecionar apenas uma dica, seria a conversa com o cliente. Esse é o ponto fundamental de tudo. Onde se inicia a Petição.
Se você tem dificuldade de compreender e escutar, é preciso que você melhore neste ponto. O primeiro passo é identificar essa deficiência: Converse com amigos e parentes e peça uma opinião sincera sobre esse tópico.
Uma dica de ouro:
Se você fala mais do que escuta, provavelmente você é um mal ouvinte
Tome notas do que o cliente fala. Repita e entenda todo o processo do acontecimento envolvendo a problemática. Sinta o que ele sentiu, busque as suas dores. Não ignore nada.
Grandes teses surgem das reclamações dos clientes que possuem uma visão nova sobre determinado problema
Mantenha a porta aberta: Não encerre o atendimento naquele único momento, advirta o cliente, que novas dúvidas podem surgir, que novas conversas podem ser necessárias.
Durante o processo de passar o problema para o papel, podem surgir questionamentos importantes para o advogado.
Ainda estamos no mundo das hipóteses, em que a demanda do seu cliente ainda é uma mera possibilidade, uma cogitação mental entre o que o cliente apresentou e o que você como advogado irá executar na petição.
A partir de então se questiona até que ponto aquele clinte tem direito, qual é a razão, os motivos que cercam a situação. O que temos como evidência, o que é uma mera suposição, o que pode ser provado?
Um mundo de extrema complexidade que muitas vezes assusta e somos tentados a desistir poxa, logo na primeira pesquisa parece que tudo vai contra o cliente.
Uma jurisprudência contrária e já nos desanimamos, parece que tudo foi por água abaixo.